Transtorno Ansioso Generalizado

Transtorno Ansioso Generalizado

07/12/2019 0 Por Najma Psicóloga
Tempo de leitura: 3 minutos

As características essenciais do transtorno de ansiedade generalizada são ansiedade e preocupação excessivas que interfere de forma significativa no funcionamento psicossocial, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos 6 meses, acontecendo em diversas atividades.

As características que distinguem o transtorno de ansiedade generalizada da ansiedade não patológica: enquanto para esse as preocupações do dia a dia não são excessivas e exageradas, podendo ser resolvidas em outro momento com a possibilidade de manejo, para quem tem TAG é totalmente o contrario, sente muita dificuldade de controlar a preocupação e isso acaba afetando muito sua rotina diária. As preocupações vem acompanhada de muita angustia, tem maior duração, são intensas.

SINTOMAS

Pensamento Acelerado

Pensamentos extremistas e negativos, sempre pensando no pior que pode acontecer, situações comuns acabam se tornando imagens catastróficas e complicado de serem processadas pela pessoa.
Habitualmente, essas pessoas tem a sensação de que não conseguem desligar seus pensamentos, que eles simplesmente correm pela mente e não há nada que se possa fazer.

Medo

O medo sempre está presente! não importa o motivo.
A pessoa está em estado de alerta constante e qualquer coisa cotidiana é vista como uma ameaça.

Incerteza

Existe um certo impedimento de suportar ou tolerar as incertezas.
Ninguém gosta da dúvida né? Mas geralmente a pessoa com ansiedade generalizada vai passar por muito e intenso sofrimento.
A pessoa não consegue fazer alguma coisa caso não haja certeza que ele vai ser bem sucedido ou que ganhará algo com isso. Como nada nessa vida nos dá certezas, a pessoa pode deixar de conquistar ou até mesmo de tentar.

Tensão e dificuldade de concentração

A pessoa não consegue relaxar, sempre está em estado de alerta. Não consegue desligar seus pensamentos daquilo que o atormenta.

Por se preocupar constantemente, a pessoa costuma ter muitas dificuldades para se concentrar nas atividades que está realizando. 

Evita situações

Uma característica acentuada de todos os transtornos de ansiedade é a prática de evitar as situações que provocam esses sentimentos de ansiedade. No caso do TAG, essas situações podem ser as mais diversas possíveis, afinal, se sentem em perigo em praticamente todos os ambientes.

Sintomas associados:

Fadiga

Tensão muscular

Sensação de ”nervos a flor da pele”

Cansaço

Dificuldade de concentração

Sono perturbado

Irritabilidade

A preocupação excessiva prejudica a capacidade de fazermos as coisas de forma rápida e eficiente. A preocupação toma tempo e energia ainda mais os sintomas associados. Acaba afetando os relacionamentos, a pessoa tem muita dificuldade de incentivar o sentimento de confiança.

Tratamento

O tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada é complexo e abrange a utilização de medicamentos e psicoterapia. Existe uma taxa de sucesso de 91% a partir da combinação desses dois tratamentos.

Os medicamentos utilizados para o tratamento de diversos transtornos de ansiedade são os ansiolíticos, especialmente os benzodiazepínicos. Eles têm um efeito sedativo que auxilia na diminuição dos sintomas de ansiedade.

Um dos tratamentos mais recomendados para quem sofre de transtornos de ansiedade é a terapia psicológica. Nela, um psicólogo irá ajudar o cliente a conhecer melhor a si mesmo para trabalhar as mudanças que devem acontecer nas ações, alguns profissionais trabalham com modificação de padrão de pensamentos.

Convivendo com transtorno de ansiedade generalizada

Organização

A pessoa com o pensamento acelerado já tem o pensamento desordenado e isso acaba se projetando para o dia a dia que fica desorganizado também.
Então, para que seu dia seja mais leve e mais produtivo indico o uso de listas e check list. Pela manhã, organize todo o seu dia, tarefas e atividades importantes que devem ser realizadas naquele dia, e somente nesse dia. Amanhã você faz outra lista, mas o importante é que você viva o hoje. Algo muito difícil para quem tem ansiedade né?

Lazer e Hobbies

É muito importante que você se esforce para ter momentos de prazer, então, busque fazer as atividades que um dia te deram prazer. Revivia seus Hobbies ou simplesmente faça algo que te gera prazer.

Invista tempo em você, desperte uma nova habilidade, faça um curso, ou assista videos no youtube sobre algo que sempre teve vontade de fazer! como dançar, pintar, iniciar o inglês.

Priorize seu sono

A privação do sono traz muitas consequências para a mente e para o corpo. Entre elas, um desequilíbrio eletroquímico que pode ajudar no desenvolvimento de transtornos ansiosos.
Durante o sono o cérebro passa por processos de consolidação de memórias e reequilíbrio de neurotransmissores, o que é crucial para uma melhora nos sintomas da ansiedade generalizada.

Como sei que o sono é uma das grandes dificuldades, indico que você a fazer rotinas de sono saudável 30 minutos antes de dormir. Cuide das luzes, do som, barulhos externos, não assista TV para dormir e não fique no celular para pegar no sono. Tome chás calmantes, mas acima de tudo crie uma rotina que funciona pra você, para isso você vai precisar se testar! É importante deixar escrito aqui que você não vai dormir como um bebê já de cara! Mas conforme o treino for realizando memorias de rotina, esse dia pode chegar! não desista!