A Comparação Paralisa

A Comparação Paralisa

10/10/2019 0 Por Najma Alencar
Tempo de leitura: 2 minutos

Evitar comparações é o segredo do sucesso. Aqui eu falo Evitar porque parar é impossível. A comparação tem dois lados, o bom é que você pode olhar o outro como inspiração e motivação para ir além, mas o lado ruim e perigoso é quando você usa da comparação para se chicotear.

Hoje, com tanta informação a volta, e até nas mãos, é possível notar que estamos numa era sustentada pela competitividade. Isso parece estar associado a ideia de que só se alcança o sucesso profissional ou pessoal quando superar outras pessoas. E aqui mora o terrível monstro da comparação… ”o fulado tem um carro, o beltrano já terminou a pós graduação, aquela mulher tem um corpo perfeito, aquele homem tem o cargo de sucesso”, e você percebe que você ainda não conquistou ou não tem nada disso, e vem aquela onda de desespero e de tristeza que de paralisa.

Meu querido leitor, vou te contar uma coisa que você já sabe, mas precisa internalizar! Cada ser é tão extraordinariamente exclusivo, inédito, complexo, você já viveu tantas experiencias só suas, você se formou como esse ser incrível e você sabe o caminho que percorreu, as dores que já sentiu, os amores que já regaram, ninguém é como você.

Um dos aspectos mais difíceis do comportamento comparativo é compreender o impacto negativo que ele tem sobre nós.
Então, estar atento quando esses pensamentos invadirem sua paz é algo que você pode fazer para começar entender em quais momentos ela vem. Como ele te afeta ? De quando é sua primeira lembrança se comparando ?

A grande mudança vai acontecer quando você conseguir interromper esses padrões de pensamento pejorativos de comparação, com isso você vai conquistar segurança de quem você é, da sua essência.

Procure nomear seus pontos fortes e conhecer seus ”defeitos”, princialmente conhecer seus pontos fortes, mantenha o foco nisso. Lembre-se que cada ser é tão único que tem suas próprias características e que o mais importante da vida é que você faça o que te faz bem.